segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Galinha de Casa Não Se Corre Atrás - Angioletti

Deivid, Apesar da Cornetagem Violenta Tem Feito o Serviço

Como era mais do que esperado as semis da Tacinha Guanabarinha véia de guerra estão definidas. Pela enésima vez repetindo a fórmula consagrada pelo público e pela crítica: um grande, dois médios e um pequeno pra conferir aquele toque sentimental à disputa. O Foguinho Sem Ônibus, manjadíssimo corredor, tentou de todas as maneiras escapar da fúria do Mengão Papaizão Mestre da Moca e do Cascudo, mas terminou se enrolando todo com Bangus e Macaés e agora, conformado, caminha bovinamente em direção ao cepo, já fazendo continhas pra tentar livrar o prejú na Taça Rio.

Do outro lado da semi estão o Flor e o surpreendente Boa Vista. Jogo difícil pra fazer um prognóstico. O ex-Bacaxá entra como favorito devido ao copioso histórico de mancadas das moças de Laranjópolis nas fases decisivas da vida (perder Libertadores em casa, por exemplo). O que importa é que o ascendente e o decadente disputarão o privilégio de levar um sacode do Mengão na única final de turno regional que possui alguma relevância no resto do Brasil.

E é justamente sobre o aspecto da relevância que tenho uma ou duas linhas pra dividir com nossa seleta audiência. Todo mundo viu que tanto Flor quanto Foguinho fizeram das tripas coração para tentar escapar do Flamengo na semi. Porque os dois sabem perfeitamente que o único jogo que presta, o único que pode dar algum troco na bilheteria é a final com o Mengão. O resto do calendário do Carioca é de uma aridez econômica dramática, daquelas de fazer um guarda-livros chorar.

Por isso era tão importante pra esses dois co-irmãos esquisitões não pegarem o Mengão na semi. Os caras vivem em dificuldades, com a merreca contadinha, um jogo decisivo com o Flamengo é garantia de supermercado no fim do mês, zerar a conta na padaria, comprar bujão de gás, etc. Claro que tem também o alto custo desportivo de jogar com a gente, já que a chance de dançar na nossa mão é gigante, mas eles nem consideram. Esses clubes médios não são como nós. O futebol pra eles é importante, mas vale muito mais o dinheiro do que qualquer outra coisa.

Agora, mulambada, vamos parar de sacanagem, to vendo um monte de rubro-negro reproduzindo a cantilena do serviço de contra informação da arcoiríslânadia. Dá esse mole não, amigo. Esse caôzinho de que o Flamengo não está no mesmo nível de Flor e Foguinho é 171 forjado. É óbvio que o Mengão não está no mesmo nível desses mortos de fome. Enquanto eles escorregam subindo a rampa e perdendo pontos pra times ainda menores do que eles o Mengão saiu voado, passou o rodo geral e tem 100% de aproveitamento. Essa é a realidade dos fatos e pode ser autenticada pela tabela. O resto é chororô preventivo de quem tá sentindo a mussarela derreter, prática antidesportiva de comprovada ineficácia.

O Foguinho tem mais é que tremer e cortar despesas, pois a sonhada final da TG com o Mengão Mão Invísivel do Caboclo Adan Smith esse ano não vai rolar. Senta e chora. Mas nem quero mais saber das notícias de Liliput, que mané semi. O foco agora é no Murici, jogo duro que vale realmente alguma coisa. Copa do Brasil é difícil. Carioca é brincadeira de criança, por isso temos sempre a obrigação de ganhar.

Por Arthur Muhlenberg.

Fonte: Globoesporte.com


Nenhum comentário: