segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mengão Sem Sacanagem

Por Arthur Muhlenberg



Flamengo x Nova Iguaçu foi um jogo ruim. Até aí nada de surpreendente. O Flamengo é time em formação, ainda nem estreou seus reforços todos, e o Nova Iguaçu já veio fraco de fábrica e ainda vai ter muito o que ralar pra encontrar seu espaço no futebol carioca. Não foi o primeiro jogo ruim do carioqueta e nem vai ser o último, foi apenas mais uma pelada dominical desse campeonatinho muquirana e mal organizado que a Federação Carioca empurra goela abaixo dos clubes. Que, sei lá por quais razões ocultas, aceitam sem berrar.

Os clubes podem até aceitar, mas a torcida é malandra e não cai nessa. Tão aí mesmo os públicos e rendas ridículos que não nos deixam mentir. Ontem no Vaziódromo apenas 8.155 testemunhas para uma renda de menos de 140 paus. Dinheiro com que mal se consegue comprar dois bons carrinhos de golfe, daqueles que usam para remover do gramado os cai-cai que simulam contusões.

É mais do que evidente que com rendas desse tamanho estádios com custos de construção que se aproximam da casa do bilhão jamais se pagarão. São todos elefantes brancos, subsidiados com o seu, o meu, o nosso dinheirinho. Não costumo de falar bem do Foguinho, porque eles também não são muito chegados a dar motivos, mas tenho que aplaudir o gramado do Vazião. Depois de mais de 5 anos tratada como pasto, a grama lá tá muito tapete. Boa, inquilino, até que enfim contrataram um jardineiro que preste!

Mas diz o nosso hino que sejam economicamente viáveis ou não, disputadas em tapetes ou buraqueiras, as peladas que os pregos da Federação marcam pro Flamengo devem ser vencidas. E lá foi o Flamengo mais uma vez pro Engenho de Dentro pagar pra jogar. Eu me pergunto durante quanto tempo o Carioca aguentará existir nessas condições catastróficas para os clubes? Meu palpite é que se continuar desse jeito não vai rolar por muito tempo. Anotem esse vaticínio se quiserem, mas não me cobrem depois porque é uma previsão gratuita e quem sou eu pra saber o futuro.

Sei foi que Flamengo penou pra vencer a Laranja Mecânica da Baixada. Como o nosso time só consegue brilhar quando estamos contra-atacando os adversários quando nos enfrentam não saem pro jogo. Retrancam tudo e ficam esperando que nós tomemos a iniciativa de partir pra cima ou erremos. O que acontecer primeiro. Mal comparando, vivemos o mesmo dilema tático do Barcelona. Mas o blaugrana provou que existe solução, basta trazer um Messi que o dilema se resolve fácil, fácil.

Enquanto nosso Messi não chega temos que nos virar com o que temos no estoque. E olha que pelo que estamos gastando pra formar o time até que não estamos tão mal. Ontem estreou o Wallace na defesa, que jogou com seriedade e conseguiu até ganhar umas disputas de bola pelo alto. O que é quase um feito inédito pra esse elenco. Gostei do jeito dele, ao menor sinal de perigo na zona do agrião manda a bicuda e um abraço. Assim que o trauma coletivo causado por beques com nomes que comecem com W passar ele pode até ganhar a confiança da torcida.

Na hora do gol estávamos jogando mal, e continuamos assim até o fim do jogo. Mas conseguimos a vitória e pro carioqueta tá muito bom, se melhorar estraga. Ganhar mesmo jogando mal é característica própria de times campeões. Os moleques estão correndo e as sombras que chegaram colocaram fogo no rabo dos veteranos. A disposição do time confirma a tese de que vale mais um time baratinho com o salário em dia do que um time caro sem receber. Mas a maior diferença desse time pro de 2012 é que mesmo quando jogam mal não parece que estão de sacanagem. A torcida, que sempre faz o seu trabalho à sério, agradece essa moral.

Sem gatomestragem, esse Flamengo é aquele time pobrinho mas limpinho pelo qual me sacanearam tanto no ano passado quando eu dizia que era o time que deveríamos ter em 2013. Tão vendo que não é não tão ruim assim? Tudo bem que Carioca não serve de parâmetro e que ainda temos muito que evoluir se quisermos fazer uma figura digna no Brasileiro. Mas pros jogadores, que trabalhavam em um lugar onde o mês tinha quase 90 dias, um carioqueta com a merreca em dia passa a ser parâmetro, sim. Pelo menos de seriedade da atual cartolada.

Se eu, que não tenho nada com isso, mal posso esperar o dia 5 pra poder comemorar o segundo salário seguido pago em dia no Flamengo depois de muitos e muitos anos, imagina os jogadores? Não quero ser otimista porque otimismo tá fora de moda, mas acho que na 4ª contra o antigo Flor de Friburgo, com a merreca na conta, o time vai voar.

http://globoesporte.globo.com/platb/torcedor-flamengo/2013/02/04/sem-sacanagem/

Nenhum comentário: