quinta-feira, 21 de maio de 2009

Coluna - Arthur Mulhenberg - Globo.com

Ser Flamengo é pros fortes. Ver uma classificação escapar aos 47 do segundo não é mole. Ainda mais quando jogávamos contra todas as probabilidades, sem atacantes, com zagueiros improvisados, enfrentando um time melhor que o nosso e na casa deles. O Flamengo, a exemplo de quarta passada, mais uma vez jogou melhor que o Inter, marcou melhor e soube segurar a pressão colorada até o penúltimo minuto. Mas, novamente, não foi capaz de conseguir o resultado que precisava.
Méritos do Inter, que aproveitou as chances que teve e se classificou na bola. Os dois times jogaram duraço, mas lealmente e a madeira cantou pros dois lados. As faltas seguidas e alternadas fazem parte do jogo e não cabem chororôs contra a arbitragem de nossa parte.
Foi um jogão, de duas grandes potências que se respeitaram e fizeram um grande espetáculo. Houve falhas individuais? Sim, rolou vacilo em momentos capitais, são coisas do futebol. Não considero justo escolher um ou dois pra Cristo. O Mengão chegou até onde chegou como um grupo, sem grandes destaques individuais, então as culpas e as palmas tem que ser divididas entre todos.
O Flamengo que perdeu a classificação na noite de Porto Alegre não merece cornetagem, foram guerreiros. A frase é ridícula e paradoxal, mas não encontro nenhuma que exprima melhor o nosso grande feito: o Flamengo caiu de pé. Sejamos racionais, se tivesses passado pelo Inter o Flamengo não se tornaria o melhor time do Brasil. Não ter passado não nos transforma no pior.
Eu aplaudo esse time, foram além do que lógica permitia. Se vou ficar aqui sozinho batendo palmas para quem, na minha opinião, honrou o Manto, só vou saber depois de ler os comentários de vocês.
Parabéns pro Inter, conquistaram a vaga masculinamente e sem lançar mão de recursos extra-campo, uma tremenda tentação para os times que decidem em casa. Foi uma das melhores partidas do ano, que engrandeceu a derrotados e vitoriosos.
É lógico que preferimos ver o Mengão vencendo sempre, mesmo jogando mal. Mas a torcida deve ter a nobreza de perceber que perder dessa maneira, jogando bem, suando a camisa e num lance no último minuto não é vergonha pra ninguém. Muito menos pro Flamengo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Òtimo texto.Ainda não me conformo com a eliminação pelo fato do Flamengo ter jogado melhor as duas partidas e embora tenham ocorridos vaciladas como a do Juan que ocasionou o primeiro gol do Inter, a diferença ficou mesmo no Maracanã , onde já poderíamos ter decidido a disputa!
Mesmo assim, sempre com o Flamengo e este ano ainda tem o Brasileirão e a Sulamericana!