A HISTÓRIA AGORA É OUTRA
Em 03/08/2008 - no salão nobre do maior estádio do mundo - tivemos a diplomação das cinco primeiras Embaixadas da Nação.
Alí no Maracanã - templo do futebol e casa do Flamengo - a Fla Sampa, Fla BH , Fla Paraná, Fla Brusque e Fla Lages tiveram a honra de serem as pioneiras deste projeto que hoje encanta a Nação Rubro-Negra espalhada pelos quatro cantos do mundo.
Quando iniciamos as atividades das nossas representações locais, nosso objetivo maior era a manutenção da bandeira do Flamengo em solo hostil, já que é muito difícil demonstrar sua paixão pelo mais querido do Brasil, em terras off-Rio. Ataques, agressões físicas, insultos e discriminações de toda ordem, fazem com que os que não têm fé na sua crença desistam ao primeiro embate.
Mas todo rubro-negro é guerreiro e não desiste nunca. Construímos uma bela história que foi escrita com luta e garra, porque tínhamos certeza de que nossa intenção era nobre e buscamos forças para seguir mantendo o projeto, ainda embrionário.
Hoje, com 34 Embaixadas atuando no Brasil e no mundo, o Flamengo pode se orgulhar do desempenho dos seus filhos. Tivemos recentemente episódios que deram mais argumentos para a expansão desse projeto: em Sucre na Bolívia a Fla Sucre sagrou-se campeã local de futebol, a Fla Cinga fez Cingapura tremer e render-se ao time campeão mundial de Sub-15 do Flamengo que por lá jogou conquistando um torneio a convite da própria Embaixada, várias outras Embaixadas realizam projetos sociais, enfim, a chama continua acesa por todos os lugares onde existem torcedores.
O Flamengo é algo realmente inexplicável. Recentemente estive em Macapá por motivos profissionais, e fiquei perplexo com a quantidade de mantos sagrados desfilando pela capital do Amapá. Em todo lugar, em toda esquina, de carro , de moto, a pé, de barco , de bicicleta, rubro-negros envergavam orgulhosos o símbolo maior dessa Nação: sua camisa, que entra em campo e joga sozinha quando o Flamengo mais precisa, empurrada por 40 milhões de corações.
Lá mesmo fui informado de que existiria uma representação local denominada URUBU DO NORTE que gostaria de tornar-se uma Embaixada da Nação e imediatamente encaminhei a solicitação ao clube, para que fosse feita a seleção de praxe e a avaliação para ver se estariam dentro dos requisitos do Projeto.
Temos certeza de que – nestes 3 anos de existência – consolidamos ainda mais o propósito de enaltecer o Flamengo em todo o mundo. As novas nomeações deverão ocorrer em novembro para que mais guerreiros venham juntar-se ao corpo atual, fazendo crescer o conjunto de representações atuando.
Naquele 03/08/2008, quando fomos nomeados, o Flamengo enfrentaria o mesmo Cruzeiro em pleno Maracanã e estava em crise devido à seguidos resultados adversos. Perdemos por 2 x 1 e os cruzeirenses conseguiram colocar água no chopp da nossa belíssima festa de nomeação.
Mas o Flamengo sempre ressurge das cinzas e por isso é que faz a diferença. No ano seguinte, foi novamente campeão brasileiro, voltamos a disputar o topo de todas as tabelas, reafirmamos a nossa supremacia absoluta no futebol carioca e o torcedor rubro-negro está em estado de graça.
A mística do que é ser Flamengo , só existe para quem o é. Só nós – rubro-negros – entendemos essa paixão. Não é maior, nem melhor, é diferente.
Naquele 03/08/2008, ajudamos a escrever um pouco da gloriosa história do Flamengo, com a nossa modesta contribução. Teremos o mesmo adversário pela frente no dia de hoje. Mas como diz o meu companheiro Renato da Fla-Lages, “ agora a história é outra!”
Vai prá cima deles, Mengo!
Vinicius Nagem – Embaixador do Flamengo no Paraná – www.flaparana.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário